Jump to content

DEMISSEXUALIDADE E SAPIOSEXUALIDADE


Recommended Posts

Posted

Demissexualidade e sapiosexualidade são termos que se referem a diferentes aspectos da atração e da orientação sexual.

A demissexualidade é caracterizada pelo desenvolvimento de atração sexual apenas após o estabelecimento de um forte vínculo emocional com alguém. Isso significa que os indivíduos demissexuais não sentem atração sexual por pessoas que não têm um relacionamento emocional significativo. A conexão emocional é um pré-requisito para o desenvolvimento do interesse sexual.

Por outro lado, a sapiosexualidade se refere à atração sexual baseada principalmente na inteligência de uma pessoa. Para aqueles que se identificam como sapiosexuais, a inteligência, a conversa estimulante e a profundidade intelectual são fatores-chave que despertam a atração sexual. Essa orientação sexual não é exclusiva e pode coexistir com outras formas de atração.

Ambos os termos destacam a complexidade da atração humana e a diversidade de maneiras pelas quais as pessoas podem se sentir atraídas umas pelas outras. É importante lembrar que cada indivíduo é único, e sua orientação sexual pode ser influenciada por uma variedade de fatores, incluindo experiências pessoais, valores e preferências individuais.

Posted
A maioria das pessoas que vemos na bio que são sapiosexuais são e se relacionam com gente mais burra que uma porta, puta lorota esse negócio aí aqui no BDSM a maioria não sabe fazer uma equação com delta 😒
Posted
Desnecessário falar isso, mas eu sou novo aqui ent n sei como refutar
Posted
Existe uma quantidade razoável de pessoas dentro do espectro da assexualidade que estão no universo do fetiche/BDSM. É muito importante o reconhecimento dessas pessoas e de suas especificidades. Post muito interessante.

Ainda acho que existe banalização tanto no uso quanto na atribuição dessas identidades. E isso é falta de um estudo mais profundo das pessoas. Recomendo muito o livro A de assexual.
Posted
rastwolf, peço licença para fazer algumas observações sobre seu comentário. Não será, pelo menos por hora, que encontrará informações um pouco mais aprofundadas aqui. O tópico levantado por dominnuslaurent é pertinente e necessário. A sexualidade humana tem camadas. E muitas camadas de manifestações que estão para além do desejo e ato sexual. Ela nos molda desde a primeira infância, nos move de forma pulsional orientando o destino que damos a ela, pois depositamos libido nas tarefas do cotidiano: trabalho, interação social, educação, cultura, conhecimento, diversão, família entre outros. Por tanto, ter uma noção mesmo básica das identidades sexuais nos permite ter um norte do funcionamento de uma pessoa e reconhecer sua singularidade. Coisa que não falta por aqui são pessoas impondo-se, desrespeitando a individualidade do outro. Permita sugerir que desvincule inteligência do senso comum e razo do que é ser/ter inteligência, já que ela é diversa, peculiar e com manifestações distintas. A capacidade de reconhecer e identificar suas diversas faces e facetas, é uma capacidade cognitiva louvável e inerente a poucos.
Posted
Yesterday at 11:02, Athosmenez said:
A maioria das pessoas que vemos na bio que são sapiosexuais são e se relacionam com gente mais burra que uma porta, puta lorota esse negócio aí aqui no BDSM a maioria não sabe fazer uma equação com delta 😒

Nossa Athos, pareceu até rancor hahahaha

Posted
2 minutes ago, Leticia_ said:

Nossa Athos, pareceu até rancor hahahaha

Sumida hein querida ?
Nada é só observações que ao longo de tempo são constatadas, não que o fetiche não exista mas a realidade é é essa

Posted
5 minutes ago, Leticia_ said:

Nossa Athos, pareceu até rancor hahahaha

Mas que a maioria não sabe nem conjugar verbo no futuro de pretérito isso num sabe mesmo 😅

Posted
Eu entendo o que o Athos falou. A pessoa se diz sapiossexual, no primeiro papo cabeça ela te corta. Não é pq a pessoa pegou um nerd ocasionalmente e achou interessante que ela é sapio. Enfim, muita gente se apropriando de termo para parecer interessante.
Posted
15 minutes ago, Athosmenez said:

Sumida hein querida ?
Nada é só observações que ao longo de tempo são constatadas, não que o fetiche não exista mas a realidade é é essa

O fet anda um pouco chato ultimamente e eu fiquei entediada.
Mas em uma opinião pessoal, desenvolver sentimentos pelo meu dono faz parte das minhas necessidades. Como sou monogâmica e gosto de donos possessivos e obsessivos, sempre acabo tendo relacionamentos afetivos com eles. É aprofundando o sentimento pelo meu parceiro que sou capaz de oferecer grande devoção, ofecer tudo o q tenho e sou para receber tudo o q ele é. Não gosto de ficar rotulando o q eu sou e o q eu gosto, assim como respeito o fetiche alheio

Posted
9 minutes ago, su2b said:
Eu entendo o que o Athos falou. A pessoa se diz sapiossexual, no primeiro papo cabeça ela te corta. Não é pq a pessoa pegou um nerd ocasionalmente e achou interessante que ela é sapio. Enfim, muita gente se apropriando de termo para parecer interessante.

Pobi de quem tenta usar isso para parecer interessante

Posted
Ao mesmo tempo, creio que há de se levar em consideração o que Rocklili escreveu acima. Enfim, más experiências não nos devem dar o direito desqualificar determinado tipo de autoidentificação de sexualidade que pessoas fazem. Mas, enfim... algumas experiências realmente deram a impressão que as pessoas usam identificações do universo da assexualidade sem fazer uma investigação mais profunda. Critério de identificação nesse universo são objeto de grande debate. De qq modo seria bom que as pessoas se informassem
Posted
6 minutes ago, Leticia_ said:

O fet anda um pouco chato ultimamente e eu fiquei entediada.
Mas em uma opinião pessoal, desenvolver sentimentos pelo meu dono faz parte das minhas necessidades. Como sou monogâmica e gosto de donos possessivos e obsessivos, sempre acabo tendo relacionamentos afetivos com eles. É aprofundando o sentimento pelo meu parceiro que sou capaz de oferecer grande devoção, ofecer tudo o q tenho e sou para receber tudo o q ele é. Não gosto de ficar rotulando o q eu sou e o q eu gosto, assim como respeito o fetiche alheio

Bom.faz parte as redes sociais kink ficarem monótonas.

Posted
16 minutes ago, su2b said:
Eu entendo o que o Athos falou. A pessoa se diz sapiossexual, no primeiro papo cabeça ela te corta. Não é pq a pessoa pegou um nerd ocasionalmente e achou interessante que ela é sapio. Enfim, muita gente se apropriando de termo para parecer interessante.

Aqui o que mais tem é propaganda enganosa, tudo é de duvidar até que prov

Posted
A parte do Demisexual eu acredito que a maioria das meninas sejam, masoquista normalmente tem uma carência grande faz parte do pacote de sofrimento pelo Top
Posted
Não me espanta que considere propaganda enganosa. Um monte de gente aqui está mais preocupado em parecer inteligente e filosofar do que aprender e debater sobre os temas
Posted
13 minutes ago, Athosmenez said:
A parte do Demisexual eu acredito que a maioria das meninas sejam, masoquista normalmente tem uma carência grande faz parte do pacote de sofrimento pelo Top

Então, é meio que o tema do fórum, como sentimentos afetivos podem estar ligados bdsm nessa perspectiva.
Por mais que eu seja resistente em rotular minha orientação sexual, isso faz sentido p mim e p meus relacionamentos e contratos.
Não sei resolver equação com delta mas aposto que vc n sabe desenhar um mapa metabolico de cabeça e nem por isso deixamos de ser inteligentes

Posted
Eu não sei ao certo o que sou. Sei que sou completo caos organizado dentro da minha necessidade de admirar o dono do corpo me ronda para além do físico hahahaha e a multiplicidade das formas de se encantar pelas inteligências, conexões, aptidões sociais é linda. Vcs são lindos, tudo é lindo! Tô de bom humor hj kkkkkkkk
Posted
1 hour ago, Athosmenez said:

Aqui o que mais tem é propaganda enganosa, tudo é de duvidar até que prov

Kkkkkkkkkkkkkkkk e tem coisa que nem provando, convence kkkkkkkkkkkkkk

Posted
1 hour ago, Leticia_ said:
Não estou implicando 🙏🏻

Tento responder mais tarde o APP tá travando

Posted
3 hours ago, Leticia_ said:
Não estou implicando 🙏🏻

Sei... rs

Posted
Então Demi e Sapio são coisas distintas assim como Assexuados é uma terceira coisa
Posted
3 minutes ago, Athosmenez said:

Sei... rs

Que maldade hahahaha claro que não estou de implicância

Posted
São mais ou menos distintas, Athos. A assexualidade (de assexuais, não assexuados) é um espectro que vai desde aqueles que não se sentem atração sexual de forma alguma (assexuais estritos) passando por aqueles que alteram períodos com e sem atração sexual (greyssexuais) e incluindo também aqueles que sentem atração sexual condicionada (demissexuais é o caso mais clássico). No caso da sapiossexualidade ela não excluí necessariamente a existência de outras chaves de atração, como o autor deste tópico colocou. Essa pessoa pode ser halossexual (ou seja, não estar no espectro assexual) e ser sapiossexual. Mas, também pode ser uma pessoas no espectro assexual que sente prazer a partir da inteligência. Enfim... o ponto fundamental é que a assexualidade é um espectro, um termo guarda-chuva que abarca muitas condições e subjetividades distintas.
×
×
  • Create New...