Jump to content

LITURGIA


Recommended Posts

Posted

Muitos membros da comunidade falam sobre uma tal de "liturgia", porém não há um consenso sobre o que realmente seja isso.
Segundo o dicionário Oxford Languages, liturgia pode ser definida como:
"1. o conjunto dos elementos e práticas do culto religioso (missa, orações, cerimônias, sacramentos, objetos de culto etc.) instituídos por uma Igreja ou seita religiosa.
.
2.conjunto das formas (palavras, gestos) utilizadas na realização de cada um dos ofícios e sacramentos; rito."
.
Usando tais definições como referência, podemos extrapolar o âmbito religioso e dizer que a liturgia seria um conjunto de "regras de conduta" sobre como deveriam acontecer os eventos, sejam munches ou plays, e sobre como deveríamos nos portar e tratarmos uns aos outros dentro e fora desse contexto.
.
Há apenas um pequeno problema nisso tudo... Tais regras não estão escritas! E mesmo as que estão, não são consideradas corretas para todos os praticantes de BDSM - nem mesmo pela maioria!
O BDSM é tão diverso em sua forma quanto o número de praticantes que existem, não há duas pessoas que concordem em absolutamente todos os aspectos relativos às práticas, modo de se portar e tudo mais envolvido.
.
Nós negociamos de forma diferente, usamos os mesmos símbolos com objetivos e significados diferentes, gostamos de vocativos e honoríficos diferentes e em momentos diferentes... Isso sem falar de quais práticas cada um gosta, e do jeito particular de cada um de realizar tais práticas!
Como é que vamos querer que todos, ou uma maioria, concorde com regras de conduta específicas que nem sequer estão escritas?
.
Em resumo, o que quero dizer é que a ideia de que exista uma "liturgia BDSM" é tão estranha e absurda quanto dizer que exista uma "liturgia do rock", "liturgia otaku", "liturgia nerd", "liturgia gamer" ou de qualquer outro grupo que compartilhe gostos e práticas - porém não é organizado em uma instituição formal.

Posted
Acredito que a "liturgia" no BDSM é mais uma maneira de comportar-se entre pares e grupos. Quando você se reconhece entre seus pares, acaba portando-se de acordo com eles. Um exemplo são outras subculturas como a gótica, os pares em seus encontros casuais se reconhecem pela vestimenta, maneira de se portar, falar e gostos pessoais. Tem muito mais haver com o estar inserido socialmente ao grupo (nesse caso, o BDSM) do que regras imaculadas e doutrinárias, um exemplo: Em um encontro de BDSM em um bar fetichista, observar um(a) submisso(a) portando coleira com o nome de alguém, lhe sugere que ele possui um dono (a), compreendemos isso por estarmos inseridos no mesmo círculo social e respeitar (espera-se, pelo menos) as "regras básicas" dentro do BDSM.
Posted
"Liturgia" foi uma palavra (bem errônea) para se compreender isso dentro do BDSM. Um exemplo mesmo são os outros Life Styles Kinky: Não existe "Liturgia do Age Play" ou "Liturgia do Rubber", porém também se reconhecem entre pares e sabem suas convivências. Dentro do Age Play é evidente os papéis de cuidador e pessoa cuidada, as vestimentas também são diferentes, assim como objetos e maneiras de se portar. Não é esperado que um pequeno agrida seu cuidador e grite ferozmente com ele em uma cena, assim como no BDSM os pares não esperam que o submisso dê tapas no rosto de seu dono (em uma relação D/S), isso foge da "liturgia", porque não é algo socialmente aceito pelo grupo e beira ao desrespeito com os pares.
Posted
Na realidade liturgia é só uma forma de cagar regra pra diferenciar "os verdadeiros bdsmers" dos demais "fetichistas" na minha visão a liturgia só aparenta ser algo sem sentido e problemático pelo fato de q a maioria das pessoas q se dizem litúrgicas com quem já tive contato eram um bando de gente q gostava de apontar o dedo pro fetiche dos outros e tentava transformar o bdsm em algo mega romantizado como se fosse algo "precioso e magnífico q nasceu com o verdadeiro dominador ou verdadeiro submisso"...quer irritar um litúrgico? Fala pra ele q o fato dele submeter alguém só significa q o pau dele fica duro e não pq "ele nasceu pra isso"
Posted
Todo grupo social tem regras próprias, todo jogo tem suas regras, vc vc for jogar banco
Posted
Todo grupo social tem regras próprias, então qual o problema de respeitar as regras se vc quer fazer parte deste x grupo?

Ou imagine que vc está jogando banco imobiliário, mas decide que as regras da caixa não lhe agradam e por isso vc escolhe mudar essas regras...vc ainda estaria jogando banco imobiliário ou teria criado uma versão dele?

Dito isso, liturgias tem suas funções dentro de um grupo social, por ex: se uma sub tem um/a Dono/a, não é meu lugar como Dominador conversar com ela sem a anuência do/a Dono/a dela, entendo que isso tem 2 funções, respeitar o direito de posse (que é uma das bases do BDSM) e não desrespeitar a relação alheia ou as pessoas envolvidas nessa relação.

Isso deveria ser senso comum, mas infelizmente senso comum não é regra e inúmeras vezes pessoas tentaram algo com minhas bottons no correr dos anos e por isso que vejo funcionabilidade no uso da liturgias, que em verdade não são nada mais que regras de conduta e comportamento.

Concluindo, por mais que elas não estejam escritas e hoje elas não sejam sempre impostas pelos próprios membros do grupo como acontecia no passado, basta que as pessoas se importem o suficiente em jogar o jogo.
Posted
36 minutes ago, SRJ76 said:
Todo grupo social tem regras próprias, todo jogo tem suas regras, vc vc for jogar banco

Ops kkk

  • 2 weeks later...
MestreSerpents
Posted
Cara é a coisa mais simples do mundo.
Liturgia é a palavra no português brasileiro q o pessoal mais antigo usou para não usar

PROTOCOLO

Fora do Brasil é tudo protocolo, vc não acham textos sobre liturgia.

Infelizmente liturgia luga-se à religião, mas quer dizer RITUAL.

Todo ser humano é social, e a sociabilização é um ritual. Ou seja todos somos liturgicos.

O chato é querer impor sua liturgia, rito ou protocolo à força.
Posted
Alguns acreditam e outros não. Sigo protocolos e não liturgia.
Mas não importa o que a pessoa segue ou acredite. Desde que respeite a consensualidade. A pessoa siga a liturgia ou os protocolos que mais se encaixam
Posted
Eu particularmente não gosto e não uso a palavra Liturgia. Prefiro Protocolo, pois tem mais a ver com os procedimentos/regras que tenho com um submisso.
MestreSerpents
Posted
Vcs percebem q falar não gosto de liturgias e sim de protocolos é o mesmo que dizer não bebo agua, só H2O.

É basicamente a mesma coisa. Só muda o nome. São as regras e rituais particulares de cada relação.

O que deixou a liturgia ser chata não foi a liturgia em si, mas pessosas que não respeitaram a individualidade e impuseram por anos que se não seguir a liturgia x vc nao é bdsm.

Exemplo: se o bottom usa coleira, é uma liturgia, é um protocolo e sim é um simbolo ritualistico.

Pessoas fora de uma relação D/s não usam coleira, pq? Pq não é necessário sinalizar o rito da submissão.
Posted
4 hours ago, LenHard_DSerpents said:
Vcs percebem q falar não gosto de liturgias e sim de protocolos é o mesmo que dizer não bebo agua, só H2O.

É basicamente a mesma coisa. Só muda o nome. São as regras e rituais particulares de cada relação.

O que deixou a liturgia ser chata não foi a liturgia em si, mas pessosas que não respeitaram a individualidade e impuseram por anos que se não seguir a liturgia x vc nao é bdsm.

Exemplo: se o bottom usa coleira, é uma liturgia, é um protocolo e sim é um simbolo ritualistico.

Pessoas fora de uma relação D/s não usam coleira, pq? Pq não é necessário sinalizar o rito da submissão.

Olha na realidade não é bem assim...a palavra liturgia da um tom bem errado doque deveria ser uma relação fetichista...não é um culto...são duas pessoas q tem fetiches e gostos sexuais diferentes e q decidem ter uma dinâmica de relacionamento baseado nisso...a liturgia praticularmente retira toda essa questão de prazer...o tanto de gente q fala "a eu me submeto pq acredito q esse é o meu lugar aos pés do meu dono" ou a frase "eu sou um dominador desde q eu nasci vim para esse mundo para ser desse jeito"...além do fato do que vc mencionou de q a maioria dessas pessoas por se sentirem superiores tem o pessimo costume de meter o dedo no fetiche dos outros alegando q não são bdsmers de vdd....liturgia pra mim é uma palavra desnecessária dentro do nosso vocabulário e q abre portas pra uma interpretação equivocada e principalmente facilmente manipulável....o bdsm é uma sigla de fetiches...as pessoas deveriam entrar no meio com a intenção de achar outras com o mesmo gosto, gozarem e se divertirem...e não com a intenção de ter uma visão romantizada de alguém q aparenta ter uma patologia pq "nasceu assim"

MestreSerpents
Posted
5 hours ago, AAllexxx said:

Olha na realidade não é bem assim...a palavra liturgia da um tom bem errado doque deveria ser uma relação fetichista...não é um culto...são duas pessoas q tem fetiches e gostos sexuais diferentes e q decidem ter uma dinâmica de relacionamento baseado nisso...a liturgia praticularmente retira toda essa questão de prazer...o tanto de gente q fala "a eu me submeto pq acredito q esse é o meu lugar aos pés do meu dono" ou a frase "eu sou um dominador desde q eu nasci vim para esse mundo para ser desse jeito"...além do fato do que vc mencionou de q a maioria dessas pessoas por se sentirem superiores tem o pessimo costume de meter o dedo no fetiche dos outros alegando q não são bdsmers de vdd....liturgia pra mim é uma palavra desnecessária dentro do nosso vocabulário e q abre portas pra uma interpretação equivocada e principalmente facilmente manipulável....o bdsm é uma sigla de fetiches...as pessoas deveriam entrar no meio com a intenção de achar outras com o mesmo gosto, gozarem e se divertirem...e não com a intenção de ter uma visão romantizada de alguém q aparenta ter uma patologia pq "nasceu assim"

Liturgia e protocolo são sinonimos na lingua portuguesa. E o significado é o mesmo. A interpretação de q liturgia é algo religioso é pessoal, pois todas as religiões usam a palavra liturgia para atos ritualisticos.

Mas perceba o q falei, o chato é a imposição dos rituais como obrigatório para a realização da pratica bdsm.

Ate mesmo o fetichismo tem rituais. O ato de por, usar e tirar uma roupa, bota ou outro item é um ritual.

Vc pode não entender como um ritual e ate negar q seja um, mas ate o ato de se levantar pela manhã, tomar o café e a ordem de como realiza as ações é um ritual individual e que fazemos no automatico.

MestreSerpents
Posted
5 hours ago, AAllexxx said:

Olha na realidade não é bem assim...a palavra liturgia da um tom bem errado doque deveria ser uma relação fetichista...não é um culto...são duas pessoas q tem fetiches e gostos sexuais diferentes e q decidem ter uma dinâmica de relacionamento baseado nisso...a liturgia praticularmente retira toda essa questão de prazer...o tanto de gente q fala "a eu me submeto pq acredito q esse é o meu lugar aos pés do meu dono" ou a frase "eu sou um dominador desde q eu nasci vim para esse mundo para ser desse jeito"...além do fato do que vc mencionou de q a maioria dessas pessoas por se sentirem superiores tem o pessimo costume de meter o dedo no fetiche dos outros alegando q não são bdsmers de vdd....liturgia pra mim é uma palavra desnecessária dentro do nosso vocabulário e q abre portas pra uma interpretação equivocada e principalmente facilmente manipulável....o bdsm é uma sigla de fetiches...as pessoas deveriam entrar no meio com a intenção de achar outras com o mesmo gosto, gozarem e se divertirem...e não com a intenção de ter uma visão romantizada de alguém q aparenta ter uma patologia pq "nasceu assim"

Novamente a sua interpretação esta so vendo o seu lado. Pq tem muita gente que ama a liturgia, os rituais, os simbolos e convive muito bem com seus fetiches.

Bdsm não é uma sigla fetichista, BDSM É uma cultura que une diversos saberes, onde o fetiche pode ou nao estar inserido.

Existem diversos praticantes de bdsm pelo mundo q nao são fetichistas. E muitos fetichistas q não são bdsm.

Posted
13 hours ago, LenHard_DSerpents said:

Novamente a sua interpretação esta so vendo o seu lado. Pq tem muita gente que ama a liturgia, os rituais, os simbolos e convive muito bem com seus fetiches.

Bdsm não é uma sigla fetichista, BDSM É uma cultura que une diversos saberes, onde o fetiche pode ou nao estar inserido.

Existem diversos praticantes de bdsm pelo mundo q nao são fetichistas. E muitos fetichistas q não são bdsm.

Bdsm é uma sigla de fetiches...o fato de alguém praticar de uma forma ou de outra não desconsidera isso...a pessoa q entra no bdsm por motivos q não envolvem prazer é algo errado....a gente bate pq sente prazer...a gente manda pq sente prazer...a gente amarra pq sente prazer...o fato de alguém lidar com isso fazendo de um jeito ou outro não muda oq eu disse....se vc gosta q a sua sub se ajoelhe pra vc colocar a coleira ou prefere q ela chegue já arrumada pra uma sessão é só a sua forma de praticar mas a intenção não muda....vc tá ali pelo prazer e ela também....o fato do bdsm ser uma comunidade desdos primórdios dele não muda isso....vc pode chamar de ritual..pode chamar até mesmo de "seu estilo de vida" mas se vc bate em alguém e isso não te dá tesão...eu só aconselho rever os motivos do pq vc faz isso

Posted
13 hours ago, LenHard_DSerpents said:

Liturgia e protocolo são sinonimos na lingua portuguesa. E o significado é o mesmo. A interpretação de q liturgia é algo religioso é pessoal, pois todas as religiões usam a palavra liturgia para atos ritualisticos.

Mas perceba o q falei, o chato é a imposição dos rituais como obrigatório para a realização da pratica bdsm.

Ate mesmo o fetichismo tem rituais. O ato de por, usar e tirar uma roupa, bota ou outro item é um ritual.

Vc pode não entender como um ritual e ate negar q seja um, mas ate o ato de se levantar pela manhã, tomar o café e a ordem de como realiza as ações é um ritual individual e que fazemos no automatico.

E sobre a questão de protocolo e liturgia são sinônimos.. novamente vc está equivocado....como eu falei a cima liturgia é uma palavra muito desnecessária e não carrega o mesmo significado...essa palavra da a chance de interpretação de q o bdsm é algo culto ou religioso...o fato de vc querer separar o bdsm de algo "sujo e sexual" quando na realidade a gente prática pq fica com a buceta molhada e o pau fica duro só mostra q vc tem uma visão muito distorcida sobre oq vc deveria sentir quando está no mesmo quarto q outra pessoa realizando seus fetiches....novamente se alguém entra no bdsm com qualquer outra intenção q não seja realizar seus fetiches sexuais...essa pessoa necessita de um psicólogo

MestreSerpents
Posted
E pq a ritualistica não pode ser um prazer?
MestreSerpents
Posted
1 hour ago, AAllexxx said:

E sobre a questão de protocolo e liturgia são sinônimos.. novamente vc está equivocado....como eu falei a cima liturgia é uma palavra muito desnecessária e não carrega o mesmo significado...essa palavra da a chance de interpretação de q o bdsm é algo culto ou religioso...o fato de vc querer separar o bdsm de algo "sujo e sexual" quando na realidade a gente prática pq fica com a buceta molhada e o pau fica duro só mostra q vc tem uma visão muito distorcida sobre oq vc deveria sentir quando está no mesmo quarto q outra pessoa realizando seus fetiches....novamente se alguém entra no bdsm com qualquer outra intenção q não seja realizar seus fetiches sexuais...essa pessoa necessita de um psicólogo

Kkkk logico q vc nao entendeu o q eu disse e ainda interpretou errado.

Eu nunca disse q nao se pode ficar exitado com liturgias.
Na realidade quem curte a liturgia se excita muito, como vc diz "boceta molhada" ou "pau duro".

O q é chato é a imposição de algo.

Exatamente como vc ta fazendo agora.

Impondo que bdsm não pode ter liturgia, é tão chato e corta tesão quanto dizer que bdsm só é bdsm com liturgia.

Cadê a liberdade?

Posted
4 minutes ago, LenHard_DSerpents said:
E pq a ritualistica não pode ser um prazer?

O meu ponto não é q não pode ser...mas essas palavras q remetem a algo religioso acabam abrindo espaço pra interpretações erradas...é tipo eu falar q é algo ritualístico eu dar meu cu de ladinho....é a forma q eu sinto mais prazer em fazer...tem gente q da de 4..tem gente q da de pé..tem gente q gosta de fazer uma posição extremamente desconfortável do kamasutra...mas no final todos tem algo em comum...estão ali pelo prazer....o fato de vc realizar os seus fetiches de uma forma única não me diz nada eu encaro como algo normal...agora vc fazer isso alegando q não sente prazer é uma sacanagem

Posted
6 minutes ago, LenHard_DSerpents said:

Kkkk logico q vc nao entendeu o q eu disse e ainda interpretou errado.

Eu nunca disse q nao se pode ficar exitado com liturgias.
Na realidade quem curte a liturgia se excita muito, como vc diz "boceta molhada" ou "pau duro".

O q é chato é a imposição de algo.

Exatamente como vc ta fazendo agora.

Impondo que bdsm não pode ter liturgia, é tão chato e corta tesão quanto dizer que bdsm só é bdsm com liturgia.

Cadê a liberdade?

Interpretar errado eu não interpretei...vc mesmo falou q bdsm nao é uma sigla de fetiche...vc mesmo falou q bdsm pode ser praticado com ou sem prazer...e vc tá errado cara...se alguém vira pra mim e fala q quer me bater só pq acha legal agredir outras pessoas e não pq sente prazer eu vou mandar essa pessoa a merda....além disso o pessoal q curte liturgia é o primeiro a falar q o prazer não é o principal e principalmente falam q "bdsm é algo q vem de dentro e não é algo sexual e sujo"....eu acho q todo mundo tem q ter liberdade pra praticar da forma q quiser....mas existem coisas q são erradas porra...tipo oq eu citei...se vc não sente prazer naquilo q tá praticando...então pq vc faz?

Posted
Sempre que envolver mais de duas pessoas, haverá um tipo de "liturgia", que será peculiar à elas, aos envolvidos.
Quanto maior o grupo, mais "formalizada" a liturgia, pois haverá formas de se entrar no grupo, se apresentar, o respeito aos já existentes no grupo, a partir das intenções e atividades do grupo, terá formas de se interagir, isso é natural da sociedade humana. Quanto mais com afinidades específicas e com busca de identificação de tratamento e dependendo de fetiches correlacionados. A grande verdade que acredito que funciona, cada Top tem seu "mundo", se quer entrar, saiba respeitar e será bem tratado, a regra básica é essa. Respeite e será respeitado.
Não existe uma fórmula ou livro de procedimentos ou regras ditatoriais. É criado com o entrosamento dos interessados e evolui e muda com o tempo, adaptando às realidades e condições dos envolvidos. Usando discernimento e buscar o bom senso de convivência as coisas certamente fluírem bem à todos. A essência é SSC, se estão todos de Acordo, divirtam-se
  • 5 months later...
Posted
Para alguns é Liturgia para outros protocolos. Liturgia só existe no Brasil. Se conversar sobre com gringos. Eles não vão saber o que é, se disse que é protocolo. Eles vão saber. Não existe liturgia. Isso é invenção de brasileiro pra cometer abusos.
Existe cerca de 10% ou menos que isso que usam a "liturgia" de forma correta. Mas todo o restante cometem abusos usando como fosse descrito ou permitido na liturgia. Acontece o sistema do telefone sem fio. Um fala aqui sobre a liturgia permitir tal coisa e o outro do outro lado nem sabe se é verdade ou não. Reproduz o que um suposto redflags disse só pra conseguir alguém
MestreSerpents
Posted
Liturgia e Protocolo são a mesma coisa, o significado é o mesmo para duas palavras que são ligadas à organizações (religiosas ou não). O que causam abusos no bdsm é a ignorância, falta de cultura, falta de educação, e muita impunidade por "passada de pano". Então não culpem a liturgia, culpem as pessoas de má indole que usam a Liturgia e o BDSM como desculpa para abusar se pessoas mais fracas.
  • 1 month later...
Posted
O termo "liturgia" é meio que uma coisa feita em terras tupiniquins (a.k.a Brasil) para definir aquilo que se chama de "etiqueta", "conduta ética" e afins, e é basicamente uma forma de moralizar o meio, estabelecendo o que é ou não ideal enquanto comportamento, só que , há grande divergência quanto ao que deveria se arrolar nessa etiqueta, dado que enquanto alguns elementos dessa liturgia se aplicam a alguns players outros não, e além disso há tantas leituras disso quanto há leituras diversas de diversos fatos históricos. Posto tal questão, torna-se possível entender que embora seja um esforço consciente de fazer do nosso meio um lugar mais ou menos normatizado, (entenda por "normatizado" como tendo as normas necessárias para ser um lugar de boa convivência), nao atinge êxito
  • 3 weeks later...
Posted
Bom sobre essa questão de liturgia.
Existem termos que ganham novos sentidos tanto em períodos podendo ser reinterpretados como em novos grupos .
O que observo e que a nova terminologia "liturgia" surge num grupo de adeptos de sampa (O Grupo SoMos) este grupo logo se ramifica em Rio de Janeiro e outras regiões como Brasília, e com a influência destes em outros que os encontram pela internet , são desta versão Somistas não dá totalidade do BDSM, os que visitam sedes ou point's organizados por adeptos dessa vertente com essas novas adições não presentes no BDSM como um Todo ou pelo menos num número considerado de países, só em grupos conectados com conexões a esse grupo formado por adeptos vindos do SM pornográfico e que centralizaram sua vivência em certos ambientes fixos e nestes tem tentado incutir a verdade desse grupo como verdades de todo um meio bem maior .
Não existe "A COMUNIDADE Brasileira " existem as comunidades no país espalhadas entre cidades e organizadores de eventos ou festas , algumas com conexões entre si seguindo certas tradições outros nem tão centradas nas mesmas .

É até as vertentes que são vinculadas possui certos pontos de informação ou entendimento divergente sobre muitos tópicos.

Liturgia foi para os helênicos um ajuntamento social para tratar de questões de ordem , para o meio religioso (Mais atual e próximo a nossa realidade ) eram Rituais cerimônias e o bom ofício na condução de um culto ou ação religiosa .
Já no BDSM entre os vinculados ao SoMos vai variar de etiqueta , tudo o que tem lá fora , Rituais e cerimônias, ou emoções e sensações presentes no ajuntamento de adeptos .
No fim nem os vinculados a essa raiz tentando se apresentar mais pudoristas com esse termo são de comum acordo geral sobre seu significado .

Não sigo essas novas invenções e nem me sinto na obrigação de ter que seguir tradições locais preservadas em ramificações da qual não tenho elo ou vínculo, quem curte e acredite nessa palavra guarda-chuva que a use , contudo vivo o BDSM bem como apresentado no mundo globalizado geral sem a intervenção ou mudança para adicionar esse termo .
×
×
  • Create New...