Jump to content

Recommended Posts

Pouco tenho visto e ouvido sobre liturgia. Será que é algo que se perdeu? O encantamento e o rigor imposto pela dominação litúrgica não interessa mais aos novos praticantes?
Você que está na prática a mais tempo: prefere com ou sem ritos litúrgicos?
É um facto inegável que a liturgia se está a perder no universo em expansão explosiva que o BDSM se tornou.
A verdade é que, tirando os BDSM'ers da velha guarda, que já andam nisto há 15 anos ou mais, a grande maioria dos recém chegados apenas querem querem encontros e ligações Kinky rápidas em formato fast-food.
E este facto faz com que se vá perdendo a noção do que é realmente o BDSM, das suas regras, dos seus protocolos e da liturgia.
As liturgias são importantes para qualquer comunidade. Fortalecem o espírito de grupo e demonstram o compromisso e a dedicação aos valores da própria comunidade.
Por outro lado, sempre houve uma grande divergência de opiniões sobre a importância da liturgia no BDSM.
Na minha opinião pessoal, depende de cada um e da importância que isso tem no desenvolvimento da(s) sua(s) relação(ões), embora tenha alguma tristeza de ser um assunto que quase nunca é debatido, é muito menos posto em prática.

Parabéns pela questão. Muito relevante
Particularmente aprecio a liturgia , pois fui ensinada dentro da mesma . Entretanto não sigo rigorosamente.
Na minha opinião, o que realmente importa é ter a responsabilidade do BDSM, entender que o BDSM não é só uma sigla , é uma comunidade , é uma subcultura ... Seguir ou não liturgias é optativo.
O que acho contraditório é se dizer não litúrgico, mas "cobrar" liturgias de outros ...
E também acho no mínimo "complicado" quem é somente fetichista (entendam que o somente no caso não é para interiorizar e sim especificar a escolha de como vivenciar seus fetiches), se declarar BDSM se não está disposto a se comprometer com estudos das práticas, fazendo assim sessões "não seguras", o que fere a base do meio.
Eu aprecio a liturgia da comunidade BDSM e construo a liturgia para a minha Casa embasada nos protocolos que fazem sentido a mim, dentro dos fundamentos do BDSM...eu gosto muito do simbólico, do ritualístico. A dicotomização das polaridades dos "litúrgicos intransigentes" e dos "vai cagar regra pra lá" só atrapalha um BDSM ético pautado, também, pelos fundamentos, dando mais palco ainda pra falta de comprometimento e aumento de comporramentoa abusivos...
@DomRR1968 não poderia fazer melhor colocação. É triste ver isso se perder. As cenas são mais encantadoras e elegantes quando a liturgia é bem aplicada.
Formato fast-food nem nos permite o tempo necessário para educar o sub a esta cultura.
@maeeve_ acredito que a liturgia sem dúvida está relacionada a cultura de cada casa e de cada Dom/Domme. Parabéns por preservar os fundamentos.
Sem dúvida a falta de comprometimento tem afastado o interesse pelas questões mais conservadoras.
  • Create New...